6 de nov. de 2010

Como funciona o Microsoft Kinect



A Microsoft previa inicialmente vender 3 milhões de unidades do Kinect no final de 2010, mas antes mesmo de colocar o produto à venda, elevou sua expectativa para 5 milhões de unidades, adicionando US$ 750 milhões à receita de software da companhia neste trimestre. Com lançamento mundial previsto para 10 de novembro, o Kinect teve as vendas antecipadas nos EUA para o dia 3 de novembro, em 30 mil lojas nos EUA, 5 mil das quais fizeram eventos à meia-noite para uma fila interminável de ávidos compradores.
O dispositivo em si é uma caixa preta com cerca de  30 cm de comprimento e três câmeras sensores, que é plugada na parte de trás do Xbox 360. Ele vem com um conjunto de jogos chamado "Kinect Adventures", cenários em que os jogadores navegam pelas correntezas de rios, por baixo d´água e no espaço. Com o apelo de jogo por movimento do corpo e comando de voz, a Microsoft espera alavancar as vendas da linha Xbox, que já vendeu 45 milhões de unidades desde o seu lançamento, há cerca de dez anos.
Ao que se revela, o Kinect não é tão mágico assim. É uma combinação altamente inovadora de câmeras, microfones e software que transforma seu corpo em um controle de videogame. O nome Kinect é inspirado pelas palavras em inglês "kinect" (cinético), que significa estar em movimento, e "connect" (conectar), que significa estar "conectado aos amigos e ao entretenimento que você ama" [fonte: Rule]. Não são apenas o jogos que pegam seu movimento. O Kinect transforma seu Xbox 360 em um console ativado por voz com captura de vídeo e reconhecimento facial, aplicável para tudo - da escolha de um programa na tevê à criação de um  trabalho artístico digital.
A Microsoft também também projetou o Kinect como uma melhoria para a experiência com o Xbox Live. O videochat do Xbox Live usa as câmeras e os microfones do Kinect para um bate-papo do tipo webcam com múltiplos amigos de uma só vez [fonte: Stevens]. Além disso, a Microsoft se juntou à ESPN para criar experiências esportivas interativas para os usuários Gold do Xbox Live (no Brasil, disponível a partir de 10 de novembro de 2010). Não apenas você pode assistir aos eventos esportivos em alta definição, como também pode se juntar a outros fãs na torcida por seu time favorito e responder perguntas de trívia esportivas [fonte: Microsoft].
Este artigo relembra os primeiros comentários sobre o Projeto Natal, descreve o hardware, o software e o desenvolvimento por trás dele, e explora como o Kinect poderia mudar o mercado de consoles de videogame em comparação o Nintendo Wii e ao PlayStation Move.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu já to prontinho pra ganhar um desse no natal

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...