Uma época triste. Mas ao mesmo tempo, os primeiros anos do Xbox foram uma homenagem ao Dreamcast. Uma espécie de epílogo. Mas como?
Apesar de o Dreamcast ter morrido em 2001, vários de seus melhores jogos continuaram vivendo através do Xbox. Foi lá que Shenmue continuou, por exemplo, enquanto Jet Set Radio e o RPG Rent-A-Hero foram refeitos e/ou retrabalhados. Talvez o momento mais importante nesse processo foi quando o sucessor espiritual de Metropolis Street Racer, game de corrida do DC, foi lançado no Xbox como Project Gotham Racing.
Foi descoberto recentemente que o Dreamcast e o Xbox foram tão próximos em certo momento, que a Sega queria que a Microsoft fizesse seu console ser retrocompatível com jogos do DC. Apesar de o plano ter falhado, graças a problemas com a conectividade de internet de alguns jogos do Dreamcast, o simples fato de que isso foi considerado mostra o quão próximos eles eram, e o quão próximo o Dreamcast chegou de viver dentro do Xbox.
Ao contrário dos competidores da época, a Microsoft não tinha um design de controle consolidado na hora de fazer o Xbox. Então a empresa saiu procurando inspirações por aí. Ela viu o Dreamcast, que tinha os botões A, B, X e Y, suas cores (apesar dos lugares trocados), os dois gatilhos analógicos e até os slots de expansão. O mais legal disso tudo é: já que o controle do Xbox 360 é tão parecido com o do "Xbox S", a inspiração do Dreamcast continua valendo até hoje.
Aqui aconteceu o caminho inverso. O Dreamcast foi um terreno de testes para a Microsoft, já que alguns dos games do DC rodavam em uma versão personalizada do Windows CE. Quando o Xbox chegou, três anos depois do Dreamcast, ele trouxe uma implementação mais bem sucedida graças às lições aprendidas com a Sega, pode-se dizer.
Shenmue, Dreamcast e Peter Moore: cada um na sua, mas com muita coisa em comum
Peter Moore, hoje da EA, foi, em uma vida passada, presidente e COO da Sega of America. Ele foi um dos mais importantes executivos do mercado dos games e participou do lançamento do Dreamcast. Ainda assim, ele não só foi o homem que acabou matando o console, como também fez com que séries como Shenmue aparecessem naquilo que, em tese, eram plataformas rivais.
Apesar de isso tê-lo tornado impopular na época, em 2003 ele foi contratado pela Microsoft, encerrando o seu papel no ciclo da morte do Dreamcast.
Então aí está. O Xbox não foi nenhum Dreamcast 2, eu sei, mas prestou "homenagens" maiores do que qualquer plataforma poderia esperar. Se você é um fã nostálgico da Sega, aí estão alguns exemplos para melhorar suas memórias ? nos limites que a angústia permite, é claro.
Fonte :Kotaku
Um comentário:
Tenho um Super Nintendo um Dreamcast e um XBOX 360 Arcade , me lembro muito bem dos momentos bons que passei com crazy taxi 1 ,Shennmue ,Unreal Tournament e tantos outros pena a microsoft ter usado basicamente o Dreamcast como "cobaia" . Tempo BOM que infelizmente nao vai voltar nunca mais .
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