9 de jun. de 2011

Você cuida do cabo USB?

Quando falta é uma dor de cabeça, mas na hora de usar dificilmente alguém dá a devida importância. O cabo usb, usado para descarregar as fotos da sua câmera, para conectar e carregar a bateria do seu celular precisa de certos cuidados para continuar funcionando corretamente.
Quase ninguém se dá conta, mas é preciso cuidar bem das pontas do cabo USB. Com o tempo, elas podem oxidar e prejudicar o carregamento da bateria e a transferência de dados.
Um cabo USB, por mais tecnológico que seja, depende do metal para estabelecer uma conexão entre seu smartphone, câmera fotográfica… e o computador ou o carregador. É muito importante dar alguns minutos de atenção de vez em quando para não ficar na mão de repente.
A primeira dica é jamais, em hipótese alguma, soprar nas pontas do cabo. É o primeiro impulso quando vemos um pouquinho de poeira, mas essa sopradinha é muito pior que qualquer pó. Nosso hálito tem muita umidade, e essa umidade se espalha como gotículas que aderem na hora nos contatos delicados de metal. Além de fazer a poeira grudar, essa umidade vai oxidando os contatos até deixar o cabo imprestável.
O cabo está com poeira? Use um aspirador de pó – vale usar aqueles portáteis – ou um daqueles sopradores de ar usados para limpar teclados. Se você tiver um amigo técnico de eletrônica, ele certamente terá uma daquelas latinhas de ar comprimido, que resolvem bem também.
Na ponta maior do cabo, aquela que é ligada no computador, você pode limpar a parte metálica com uma borracha plástica, do mesmo tipo usado na escola para desenho. É só tirar a borracha residual com um pincel e pronto. O lado que conecta ao telefone também pode ser limpo assim, com muito cuidado.
Nunca é demais lembrar também que nenhum cabo pode ser puxado de qualquer jeito. Desconecte sempre puxando pelas extremidades, nunca pelo fio. E não force os contatos deixando o cabo esticado. Com o tempo, a parte interna pode se romper.
Com um pouco de cuidado – e jamais soprando nos contatos metálicos – seu cabo durará por muito tempo, até mais que a vida útil do seu aparelho.
Lembrando…que vale também para pen drives e alguns outros periféricos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...