17 de jun. de 2011

Por que Mario usa uma cauda de guaxinim para voar?

Por : João Mello | Sexta-Feira,17

Como você já sabe, o próximo jogo do Super Mario para o Nintendo 3DS trará de volta a icônica roupa Tanooki, aquele macacão de guaxinim que permita que o encanador voasse em Super Mario Bros 3. Mas apesar de o acessório estar de volta, suas funções mudaram: o encanador italiano não será capaz de voar balançando o rabinho dessa vez.
Clique em  LEIA + pois o Texto é Longo . hehehe

Em uma mesa redonda com desenvolvedores da Nintendo durante a E3 2011, um jornalista perguntou sobre isso a Yoshiaki Koizumi, um dos produtores da próxima aventura de Mario no 3DS. Primeiro, por que Mario não vai ser capaz de voar no 3DS usando a roupa Tanooki? (Ele só pode flutuar um pouco após o pulo). Segundo, de onde veio a ideia de guaxinins voadores, para começo de conversa?
Koizumi respondeu à primeira pergunta, mais técnica:
É verdade que Mario era capaz de voar com o traje Tanooki em jogos passados, mas também não havia, creio eu, uma forma da roupa que tinha uma cauda e orelhas, mas não era capaz de voar? Uma das razões pela qual que decidimos ir com esse estilo não-voador de guaxinim é que o voo traz alguns problemas complicados para jogos em três dimensões. Você tem a queda lenta, o que faz com que certos tipos de mecânicas sejam mais acessíveis, mas fazer um personagem voar em 3D na tela pequena do 3DS seria um pouco difícil. Por isso decidimos quebrar as regras do mundo Mario [no 3DS] e resolver esse problema.

Na verdade, Mario era capaz de voar tanto com as orelhas e cauda de guaxinim quanto com o macacão Tanooki. A cauda de guaxinim permitia que Mario girasse para acertar os inimigos, enquanto a roupa Tanooki permitia que ele se transformasse em uma estátua. Ambos os trajes, porém, permitiam que o encanador voasse.
Para a segunda pergunta, Koizumi passou a bola para Takashi Tezuka, um designer que ajudou a criar o macacão Tanooki de Super Mario Bros 3. E ele explicou que a trajetória para o primeiro voo de Mario foi um processo gradual:
“Então, na verdade, a ideia para o Tanooki veio originalmente de querer colocar uma cauda no Mario, então fizemos isso em Super Mario 3. Queríamos usá-la para que ele fizesse ataques giratórios. Mas, então, uma vez que já tínhamos uma cauda para o Mario, pensamos: ‘Isso ficou legal. Não podemos fazer mais nada com ela?’ A próxima coisa que pensamos foi em dar movimento ao rabo, para frente e para trás, e pensamos que esse movimento seria como uma espécie de hélice. Assim, a cauda deixaria Mario um pouco mais leve para que ele pudesse saltar mais longe. Mas uma vez que começamos a fazer isso, ficou tão legal que falamos; ‘vamos simplesmente fazê-lo voar‘”

Por mais maluco que pareça, é algo que faz sentido para mim. E para você?



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...